Investigação recente mostra que a maior parte das crianças passa mais tempo a jogar do que a fazer os trabalhos de casa. Então, e que tal se “jogar” fosse trabalho de casa, ou pelo menos trabalho fora de aulas?
Um projecto da Manchester Metropolitan University, financiado pela Europa, tem por objectivo mostrar como jogos e tecnologia móvel podem ser combinados de modo a dar novas experiências de aprendizagem a crianças estudantes, principalmente nos seus tempos livres. O projecto eMapps.com pretende apoiar o design dos jogos que os professores estão dispostos a adoptar para usos pedagógicos, e assim contribuir para novas metodologias de ensino através da multimédia.
Nova Geração
SMS, GPS, a internet e a nova geração de tecnologias móveis 3G fornecerão as ferramentas para um novo modo de treino usando jogos que podem ser jogados a qualquer altura e em qualquer lugar. Geoff Butters, um investigador do MMU’s Centre for Research in Library & Information Management (CERLIM), disse: “Muitas das aptidões valiosas para um jogo bem sucedido, e reconhecidas quer por professores quer por pais, são ainda tidas em conta apenas implicitamente dentro do contexto escolar e curricular. No futuro, a aprendizagem vai gradualmente sair da sala de aulas para os meios do estudante, tanto para o real como para o meio virtual.”
Aprender através de GPS
Escolas por toda a Europa vão desenvolver jogos de aprendizagem para crianças dos 9 aos 12 anos de idade, para serem usados em aparelhos manuais, primeiro em História e Geografia, usando a tecnologia de Global Positioning System (GPS). O projecto de 2,8 milhões de euros é subsidiado pelo EC’s Information Society Technologies 6th Framework Programme e será concentrado inicialmente em oito dos novos estados membros da U.E. – República Checa, República Eslovaca, Eslovénia, Polónia, Hungria, Letónia, Estónia e Lituânia.
O projecto irá desenvolver cursos de treino locais aos professores, fornecer um livro de treino multi-línguas e uma plataforma de treino on-line Geoff acrescentou: “A um nível cognitivo, jogar encoraja o desenvolvimento dos nossos conceitos acerca do mundo. O desafio será criar novos jogos de aprendizagem onde os professores possam definir o tema e os jogadores possam explorar quaisquer permutações desse tema que eles desejem.”
Sem comentários:
Enviar um comentário