segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Jogos de acção ajudam a tomar decisões mais rapidamente

Capacidade pode ser aplicada no quotidiano

Jogar videojogos de acção pode ser um bom entretenimento para melhorar a capacidade de tomar decisões, segundo um estudo publicado na Current Biology. Segundo a investigação, os utilizadores mais frequentes dos jogos electrónicos conseguem tomar decisões mais rápidas e eficazes do que as pessoas que não os jogam, porque desenvolvem uma melhor percepção do que ocorre à sua volta.

     Os autores do estudo, da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, afirmam que os videojogos analisados que conseguem este efeito seriam apenas os te tiroteios, nos quais existem cenários labirínticos com inimigos que aparecem inesperadamente. No entanto, os jogos de estratégia não apresentavam os mesmos efeitos.

Acção vs estratégia


Os investigadores analisaram o comportamento de dezenas de jovens norte-americanos entre os 18 e os 25 anos que não eram jogadores assíduos e dividiram-nos em dois grupos.
Um dos grupos passou mais de 50 horas em frente ao jogos de acção «Call of Duty2» e «Unreal Tournament», enquanto o segundo esteve o mesmo tempo a jogar «Sims 2».
Após este período de entretenimento, os jovens foram submetidos a uma serie de provas simples em que tinham de analisar a situação apresentada num ecrã e tomar decisões rápidas. Ambos os grupos conseguiram o mesmo número de respostas, mas os que ficaram com os jogos de acção responderam 25% mais rápido.
Esta capacidade poderia, segundo os autores da investigação, ser um factor decisivo para “acelerar a toma de decisões e reagir positivamente perante diversas situações da vida real”, como conduzir, orientar-se numa cidade ou prestar atenção às letras pequenas dos contratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário