segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jogos com influência em organismos vivos

Biotecnologia como entretenimento e investigação
 


Investigadores da Universidade de Stanford na Califórnia (EUA), desenvolveram os primeiros jogos de vídeo nos quais a acção dos jogadores tem influência no comportamento de micro organismos vivos, em tempo real.

Por exemplo, no Pac-mecium, onde os micro organismos são paramécias (organismos unicelulares, com dimensões entre 50 e 300 micra, que vivem na água doce), os jogadores devem guiar estes minúsculos organismos para que engulam pequenas bolas durante a sua deslocação, tal como no célebre Pac-man.
Ingmar H. Riedel-Kruse e os seus colegas criaram o jogo colocando as paramécias numa pequena caixa cheia com um fluido e filmada por microscópio e uma câmara que vai passando as imagens num pequeno ecrã de vídeo.
Neste jogo biótico (meio onde a vida pode ser desenvolvida), o jogador controla a paramécia com a ajuda de um comando ligado a um equipamento que controla um campo eléctrico sob o fluido. O que influencia a direcção dos movimentos dos micro organismos. O resultado é determinado a nível informático.
O projecto envolve uma série de processos biológicos fundamentais em determinados organismos simples e unicelulares, a qual se lhe associa uma dose de biotecnologia. O objectivo é fazer com que os jogadores tenham prazer em jogar com as interacções e os processos biológicos, sem ter necessariamente de seguir experiências.
A equipa de Stanford tem ainda outros jogos em desenvolvimento, tais como o Pond Pong, Este jogo e o Biotic Pinball. Neste último, as paramécias desempenham o papel da bola e os propulsores que comandam a sua direcção são substituídos por um produto químico, dentro do fluido, que envia o micro organismo de um lado para o outro.
A curto prazo, os investigadores pretendem que estes jogos sejam utilizados por centenas de jogadores, em cálculo distribuído e permitindo ao mesmo tempo, a actividade de investigação. No entanto, os jogadores devem ter conhecimentos na área.

Sem comentários:

Enviar um comentário