segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Redes sociais utilizadas por mais de metade dos internautas portugueses

«A Utilização da Internet em Portugal 2010» foi um estudo elaborado pelo
 Lisbon Internet and Networks Institute

HI5, em primeiro, e Facebook, em segundo, são as redes sociais mais utilizadas em Portugal
HI5, em primeiro, e Facebook, em segundo, são as redes sociais mais utilizadas em Portugal

Começou hoje a ser disponibilizado o estudo «A Utilização da Internet em Portugal 2010», elaborado pelo LINI – Lisbon Internet and Networks Institute com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, respeitante a dados recolhidos por entrevistas realizadas entre 14 e 25 de Maio deste ano.
As actividades mais realizadas pelos internautas em Portugal são:  o envio e recepção de correio electrónico (89%); os serviços de mensagens instantâneas (75%). A procura de notícias está em terceiro lugar (69%) e as redes sociais são a terceira actividade de comunicação mais disseminada entre internautas, usadas por mais de metade destes (56%).
O estudo analisou o fenómeno das redes sociais a fundo. Além de perceber que mais de metade dos internautas portugueses usa este tipo de websites, registou que quase metade dos utilizadores tem mais de 100 amigos na sua rede de contactos e mais de três quartos têm maioritariamente pessoas de conhecimento pessoal na lista de «amigo».
O «Hi5» continua a ser a rede mais utilizada (43%). O «Facebook» está em segundo lugar com (40%)  de internautas de Portugal inscritos no primeiro trimestre do ano.
O primeiro motivo para utilizar redes sociais é a possibilidade de manter contactos à distância (88%). Das funcionalidades disponíveis, os utilizadores fazem mais uso das ferramentas de comunicação – envio de mensagens (84%) e serviço de chat (48%), seguido da procura ou sugestão a outros de amigos para adicionar à rede pessoal (47%). No ranking das funcionalidades, em quarto lugar encontra-se a criação de álbuns para partilha de fotografias (46%).
O estudo completo encontra-se aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário