Num estudo recentemente apresentado pela Câmara Associativa do Comércio e Indústria Indiana, mais de 12% da perda de produtividade global se fica a dever ao uso de redes sociais em horário laboral.
Os dados apurados não são novos, mas a sua confirmação veio reforçar o bloqueio do acesso a sites como Facebook, MySpace ou Hi5 nas conexões de Internet das empresas. Alguns directores de serviços estão mesmo a optar por advertir os seus trabalhadores para a possibilidade de virem a impor sanções a quem contorne esta norma.
Apesar de já gozarem da preferência dos utilizadores, as redes sociais têm procurado implementar novas formas de cativar mais utilizadores, entre as quais, a disponibilização gratuita de jogos online. No caso do Facebook, esta aposta já colocou mais de 20% dos seus 350 milhões de membros “colados” a projectos como o FarmVille, Cafe World, Restaurant City, Pet Society ou Happy Aquarium.
O estudo daquela entidade indiana não é o primeiro a tornar públicas as perdas de produtividade devido ao uso das redes sociais. A norte-americana Nucleus Research divulgou igualmente uma análise onde afirma que jogar online em horário laboral afecta a produtividade mensal dos EUA em cerca de 1,5%.
A moda dos jogos passou dos zero aos 100 mil assíduos participantes mensais em apenas algumas semanas. Actualmente, são mais de 60 milhões por todo o mundo, um número que tem vindo a aumentar à medida que crescem as aplicações disponíveis nas redes sociais.
mentira
ResponderEliminar